Vilmar Luis Trombeta

O despertar para a medicina surgiu quando eu era criança, algo a princípio sem explicação, mas aos poucos meu sonho foi se materializando em um objetivo concreto. A história é engraçada, papai é engenheiro, e eu vivia atrás dele, tanto em obras, ajudando nas tarefas diárias do escritório de engenharia, quanto nas reuniões de trabalho e grupos sociais. Meu pai tinha amigos de diversas profissões. Mas os que mais me chamavam atenção eram os médicos. Eu ficava sempre muito atento às conversas de casos de clínicos, soluções encontradas, tratamentos e demais particularidades relacionadas à medicina.

Nesses convívios, despertei a missão de cuidar de pessoas, o propósito de estabelecer uma conexão humana, com um olhar cuidadoso, próximo e digno, que o ser humano merece. No ano de 1984 fui em busca dos meus objetivos. Tendo como valor a possibilidade da cura de um ser humano, ingressei no vestibular de medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e conclui o curso em Dezembro de 1989, há exatamente 30 anos. Imediatamente após a conclusão da graduação, ingressei na residência médica em cirurgia geral e iniciei a minha formação nesta especialidade.

No decorrer da minha formação para cirurgião, houve o contato e o conhecimento da endoscopia digestiva, naquela época em grande desenvolvimento tecnológico. A ampla aplicabilidade no diagnóstico e no tratamento das doenças gastro intestinais foram me encantando. No final do 2o ano de residência, me surgiu um convite para aprimorar a cirurgia digestiva e laparoscópica, o que significava, para época, um verdadeiro divisor de águas nos tratamentos denominados como cirurgia minimamente invasiva.

Em 1993 com a formação em cirurgia geral já concluída, tive a oportunidade de iniciar a minha formação em endoscopia digestiva no mesmo hospital universitário onde havia concluído a residência. Assumi simultaneamente aos procedimentos de endoscopia, o cargo de assistente plantonista no serviço de cirurgia de urgência e trauma neste mesmo hospital.

Logo que conclui a residência, durante a formação básica em endoscopia (1993), desenvolvi simultaneamente às minhas atividades em Campinas, em conjunto com o corpo clinico da Santa Casa de Misericórdia de Itu um trabalho de reestruturação na forma de trabalho desta ultima instituição. A Santa Casa estava sendo remodelada pelo governo do estado de São Paulo, e lá encontrei a oportunidade de realizar e implementar meu projeto. Pude materializar o que entendo como valor e missão profissional, o que na época era extremamente inovador. Foi um período de muito aprendizado, enxerguei um campo para construir a minha carreira de gastro cirurgião e cirurgia do trauma, bem como implementar os serviços de endoscopia digestiva. No terceiro ano de residência médica tive a oportunidade de potencializar a minha formação em Strasbourg na França. Lá passei um ano, cresci muito, em diversos aspectos, tanto no profissional, quanto no pessoal, que foram essenciais na validação da minha meta e objetivos de vida.

Logo que voltei do exterior, retomei todas às atividade. Contei com apoio de colegas da Santa Casa de Itu. Dei inicio às cirurgias laparoscópicas, e dei andamento, com muito mais ênfase, às minhas atividades como endoscopista. Com muita alegria, nessa época, concretizei um dos meus objetivos: montei minha primeira clínica de endoscopia na cidade de Itu. Conjuguei às atividades em Itu por cinco anos, em conjunto com as cirurgias no hospital universitário da PUCC Campinas. Em 1999 montei minha primeira clínica de endoscopia em Campinas. E com crescimento exponencial das atividades de cirurgia e endoscopia digestiva, programei um desligamento gradativo das atividades de Itu.

Todo este projeto culmino na fundação do instituto do Progastro em 2003, onde consolidei, mais uma etapa dos meus projetos. Desde então me dedico às cirurgias do aparelho digestivo, cirurgia bariátrica, cirurgias minimamente invasivas, gastroenterologia clínica, endoscopia digestiva, colonoscopia e colangiopancreatografia endoscópica. A vida é feita de escolhas, e são as nossas escolhas que determinam quem seremos no mundo, e se estamos diante dos nossos objetivos. Construir a minha história como médico é a concretização dos meus valores, valida o que acredito como ser humano, e me permite proporcionar para as pessoas a dignidade, dentro do meu escopo profissional, pessoal e como ser humano.

Quando nos sentimos realizados, o que chamam de dificuldades são vistas como simples desafios, e a satisfação de fazer o que acredito se sobrepõe a qualquer obstáculo. Hoje são 35 anos vendo, ouvindo e vivendo, junto com os pacientes, os momentos mais significativos da minha vida, e eu sinceramente espero que sejam muitos outros.

TÍTULOS

Especialista endoscopia digestiva pela S.O.B.E.D. Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (em 1998).

Especialista em cirurgia digestiva pelo C.B.C.D. Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. (em 2003).

Membro titular da S.B.C.B.M. Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. (em 2005).